Vamos começar esse texto fazendo paralelos entre planejamento pessoal e identidade organizacional. Os conceitos aplicados às empresas podem ser facilmente adotados em nossa busca por propósito e no cumprimento de nossos próprios objetivos. Quer ver?

Missão

A missão é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.

dna_empresa_planejamento

O importante em um planejamento é que a missão comunique de forma clara e objetiva a todos na empresa o que se espera de seu trabalho e também como a organização quer ser reconhecida por seus clientes.

Traduzindo, ao criar sua missão pessoal, você deverá colocar sua essência, o que você espera de sua própria existência nessa vida e como você gostaria de ser visto pelas pessoas. Não é uma tarefa tão fácil, ela exige reflexão e autoconhecimento e, convenhamos, é algo que a maioria das pessoas não costuma fazer de forma consciente.

ser-ou-nao-ser_planejamento

O tempo gasto nesse momento do planejamento vale a pena. Com uma missão definida, que realmente represente você, é possível fazer escolhas de vida de uma forma muito mais fácil e rápida. Com o tempo, sua missão lhe ensina a dizer sim e não para várias situações de acordo com quem você é e o caminho que escolheu seguir.

Observação: Quanto a possibilidade de mudar a missão ao longo do tempo, realmente não acho que a missão mude com frequência se for bem definida, mas a gente muda ao longo da vida e, nesses momentos de transição, vale revisar a nossa missão também.

Minha missão: Fazer a diferença de uma forma positiva na vida das pessoas

Visão

Em geral, os valores são definidos depois da missão e da visão da empresa, esta última representando um estado no futuro: onde você deseja chegar, o que deseja alcançar em um determinado período de tempo. Esse período costuma ser de 5 anos, mas nada impede que você crie também, e desde já, a sua visão para 10, 20… 50 anos! Como você se vê nesse futuro determinado? Lembre-se de traçar metas que sejam possíveis para uma pessoa com a sua missão de vida ou terá muitos planos frustrados no futuro.

visao-de-futuro_planejamento

Confesso que, em meu planejamento pessoal, defino a visão sempre em um plano mais geral, sem entrar em detalhes, uma vez que faço isso (o detalhamento) quando planejo os meus objetivos. Falarei sobre isso mais profundamente na próxima segunda-feira, mas, tendo uma visão geral do seus desejos futuros, vamos voltar aos valores.

Valores

Uma vez que você definiu quem você é e onde quer chegar, está na hora de definir as suas próprias regras e elas são os valores sem os quais você não pode viver e que, ainda por cima, te ajudarão a chegar lá (naquele futuro que você previu)!

Quais são os princípios ou crenças que servem de guia para o seu comportamento? As suas atitudes e decisões envolvidas na busca dos seus objetivos devem ser guiadas pelos valores que você vai definir, para que você exerça sua missão e busque alcançar sua visão. Eu não disse que ia ser fácil. Definir os seus valores, assim como na missão, também exige reflexão e autoconhecimento. Não basta incluir palavras que representam moral e ética se elas, no fundo não representam você. É necessário encontrar um caminho comum entre os aspectos que você acha admiráveis e deseja fortalecer em suas ações, a sua capacidade de vivenciá-los de fato e não apenas em seu discurso, e a possibilidade de que eles o ajudarão a atingir seus objetivos.

Meus valores: Gentileza, resiliência, foco e excelência

Esse é apenas um exemplo, não vou detalhar aqui os meu valores pessoais. Mas você pode, e deve, detalhar os valores, de forma a ter premissas pelas quais se guiar. Isso pode facilitar bastante na hora de avaliar se seu comportamento e atitudes estão espelhando a missão e visão que você definiu.

Quer mais exemplos?

A maioria das empresas costuma colocar sua identidade organizacional em seus sítios na web. Entre nas páginas das marcas que você admira e confira exemplos de missão e valores. Clicando aqui, você encontra o exemplo da Coca-Cola, uma das minhas marcas favoritas.

Joga na rede!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone