Falou em viagem, eu me animo! Viajar está entre as coisas mais prazerosas da vida, né? <3 Depois de decidir o destino, providenciar o combo passagens + hospedagem e planejar o que fazer durante a viagem (se for o caso), começo a pensar no checklist – a preciosa lista do que levar! Pode ser até uma viagem bate-volta, que eu faço a minha listinha do que preciso levar para passar o dia fora. Para viagens maiores, então, nem se fala!

Nesse final de semana, eu e a Carol vamos fazer nossa primeira viagem juntas. Vamos para Jericoacoara, localizada a 300 km de Fortaleza (Ceará) e considerada uma das praias mais belas do mundo em diversas listas – YAY \o/

Eu já fui à JERI uma vez, mas a Carol ainda não conhece o local. Então, estou super empolgada por ela, quase como se eu fosse conhecer pela primeira vez novamente 😀

pedra-furada-jericoacoara

Pedra furada – Cartão postal de Jericoacoara

Como eu faço um checklist

Dias antes da viagem, começo a escrever o que preciso levar na mala. E, no decorrer dos dias, vou lembrando de mais um item ou outro e vou acrescentando. Fazer o checklist ajuda em dois momentos: na partida, para minimizar as chances de esquecer algo que é importante, e no retorno, para conferir se tudo que foi levado está sendo trazido de volta.

O que for possível, já vou deixando organizado na mala: roupas, toalha etc. O que eu costumo usar no dia a dia, deixo pra colocar na véspera: escova de cabelo, escova de dentes, creme dental, carregador etc.

Gosto de separar a lista em grupos de itens, informando o nome do item e a respectiva quantidade, quando necessário. Exemplo de lista:

  • Roupas: 2 biquínis, 1 canga, 1 saia longa, 5 blusas, 2 shorts jeans, 1 vestido, 3 calcinhas, 1 pijama, 1 toalha etc.
  • Calçados: 1 par daquelas sandálias que todo mundo usa (HAHA!), 1 par de rasteirinha.
  • Acessórios: 2 óculos de sol, 1 chapéu, 3 pares de brinco, 1 colar.
  • Maquiagem: BB Cream, blush, rímel, corretivo, demaquilante.
  • Cabelo: xampu, condicionador, creme de pentear, escova, pente, secador.
  • Corpo: protetor solar (corpo e rosto), repelente, hidratante.
  • Outros itens de higiene: sabonete de corpo, sabonete de rosto, sabonete íntimo, creme dental, fio dental, escova de dentes, desodorante, perfume, algodão, cotonetes, curativos adesivos (aquela outra marca famosa, risos!).
  • Remédios: antialérgico, analgésico.
  • Gadgets: celular, carregador, fone de ouvido,  câmera.
  • Documentos: CNH, cartão de crédito (e dilmas!), mapas/informações de passeios.

Eu separo dessa forma, mas você pode criar os grupos da forma que achar melhor. Os itens de cabelo poderiam estar juntos aos de higiene, por exemplo. Para mim, facilita essa divisão em mais grupos menores 🙂

Essa imagem abaixo é um modelo de checklist que ganhei de uma amiga. Ele tem itens de viagem internacional e inclui a lista “to do”, que é bem interessante também! Para quem vai deixar a casa vazia, tem o item “esvaziar o refrigerador”. No meu caso, vou colocar o item “fazer as unhas”.

packing-list

Existem vários modelos de checklist aí pela internet que você pode pegar e fazer as adaptações necessárias para criar o ideal para sua viagem.

Gostaram das dicas? Compartilha com a gente como você se organiza para viajar! Eu já vou aproveitar esse modelo de lista que fiz pro blog e complementar o meu checklist para JERI. Até a próxima 🙂

Joga na rede!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone