Na última vez que fiz mechas no cabelo, a quarta descoloração em mais ou menos um ano e meio, perguntei a cabelereira se eu deveria mudar meu xampu. Ela perguntou:

– Por quê? Você usa qualquer um, né?

Né, com toda certeza! Nasci com os cabelos fininhos e ondulados, quase lisos, macios e brilhosos. Sinceramente, nunca me preocupei em trata-los até que um dia resolvi ficar loira. Que tragédia! Não para mim, que me achei muito mais bonita, mas para os pobres fios desamparados sobre a minha cabeça. A cada descoloração, meu cabelo ficava menos saudável e era evidente que eu não poderia continuar comprando qualquer xampu e condicionador na farmácia e apenas rezar para não ficar careca.

Para quem nunca fez nada pela beleza capilar além de usar o pente uma vez por dia, criar o hábito de cuidar do cabelo não foi fácil nem rápido, além de ter afetado meu tempo e meu bolso. Você já deve ter ouvido por aí que “ser loira não é barato”. Para começar, fazer mechas bonitas com uma pessoa confiável custa caro (a não ser que você conheça as pessoas certas!). Depois, vem toda a rotina de cuidados que antes não pareciam necessários. Vou contar um pouquinho aqui sobre o que mudou para mim.

Secar naturalmente

Nunca tive o hábito de usar secador, fazer escova ou chapinha. Meus cabelos secavam ao vento e ficavam uma beleza. Agora, depois de lavá-los, saio do banho com a cabeleira armada tal qual juba de leão assanhado. Pentear e não secar é a receita certa para o desastre (se bem que, por ter o cabelo liso e fino, não fica tão terrível). O jeito foi comprar um secador. Depois, comprei uma escova giratória com vários pentes (salva a minha vida sempre).

escova_mondial

Mas não dá para submeter os fios ao calor sem nenhuma proteção, então comprei um protetor térmico. O primeiro foi da Pantene (juro que não percebi nenhuma diferença com ele). Atualmente, uso o Uniq 1, que, além de protetor térmico, tem outras nove funções (um dia falo mais dele aqui). Uso o de coco, que tem um cheirinho gostoso (juro que não é enjoativo) e estava numa promoção maravilha no Beleza na Web.

Cabelo amarelado

Essa foi uma das minhas primeiras preocupações. Mesmo antes de ficar com os fios amarelos, comprei uma linha desamareladora da Bioextratus (boa e dá para usar em toda lavagem). Depois disso, passei a usar cremes de tratamento desamareladores uma vez por semana (às vezes, 15 dias). No começo, eu comprava, mas tenho uma fada madrinha que me abastece com excelentes produtos: a Glambox (mais uma publicação para o futuro). Assino a caixa de produtos de beleza há algum tempo e amo os produtos que recebo. Cremes de tratamento capilar são meus itens favoritos.

Outro produto que costumo usar para tratar os fios são as ampolas de tratamento da Pantene. Acho que elas são excelentes e tem um ótimo custo-benefício. Para quem não pode investir tanto, esse é um produto que pode substituir cremes mais caros e manter a qualidade.

ampola_pantene

Óleo, muito óleo

Uma das primeiras recomendações que recebi do cabelereiro foi: “use óleo”! O meu maior problema com os fios descoloridos é que eles ficam extremamente ressecados e quebradiços. Além de não poder lavar todos os dias (como eu fazia antigamente) é necessário contribuir com a hidratação dos fios usando óleos reparadores. Já usei o óleo extraordinário, da Elseve e o reparador de pontas da Avon. Hoje, uso dois produtos que vieram na Glambox: um complexo de óleos nutritivos da Natura Plant e o Probentol Derma Hair Spray (que também pode ser usado no corpo).

Xampu e condicionador

Mas e o xampu do começo dessa conversa? Bem, xampu e condicionador foram os últimos itens a serem substituídos na minha rotina. Por ter inserido tantos outros cuidados, achei que trocá-los não seria necessário. Até que um dia olhei pro meu cabelo e me bateu uma tristeza em vê-los tão maltratados. Claro que eles poderiam estar em uma situação pior, mas eu estava acostumada com fios saudáveis, elogiados onde eu fosse. Resolvi trocar o xampu da farmácia por uma linha de uso profissional apropriada para os cuidados dos meus fios. Fui ao Beleza na Web novamente (adoro esse site) e comprei xampu e condicionador Lumino Contrast, da L’Oreal Professional.

kit-loreal-lumino-contrast-profissional-_-2-produtos_

Um xampu para mim, hoje, precisa ter mais do que a missão de higienizar o couro cabeludo, ele precisa contribuir ativamente para a manutenção da beleza e da saúde dos fios.

Brilha la luna

Além de tudo isso que eu citei (se é que não esqueci nada), tomo minhas vitaminas diariamente, afinal, elas também são responsáveis por uma cabeleira saudável, e finalizo tudo com um spray de brilho da OX Vitamins.

E você, quais as suas dicas para um cabelo bonito e saudável?

Joga na rede!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone