Férias: quando comprar as passagens

Apesar de estar há menos de seis meses na empresa onde trabalho (emprego novinho em folha e maravilhoso de bom), já comecei a planejar as minhas próximas férias. Não é tão apressado se você considerar que, estivesse eu ainda no trabalho anterior, poderia tirar férias em qualquer período desde janeiro! De um jeito ou de outro, já que quero viajar, planejar com antecedência é mais que recomendado. Isso não significa que eu não posso mudar o roteiro do planejamento (já mudei algumas vezes desde que comecei a pensar a respeito), mas existe um prazo limite para mudar de ideia. Para mim, esse prazo é o dia da compra das passagens.

Minhas férias

Meu plano atual (aquele que ainda pode mudar) é tirar dez dias em fevereiro, logo antes do Carnaval, para curtir linda no Rio de Janeiro (fantasia: pintura corporal, porque vou estar mega gostosa – brinks – falo das fantasias ano que vem). Se eu acreditasse nas companhias aéreas, poderia comprar minhas passagens agora, afinal, quanto mais cedo você compra, mais baratas elas estão. Não! Com tanta antecedência assim (minha viagem será daqui oito meses), as passagens estão mais caras do que em um período mais próximo do voo. Pior que pagar mais caro, seria pagar mais caro e, ainda por cima, ter que lidar com situações como cancelamento, mudança de voos e promoções futuras. Não tenho maturidade emocional pra essas coisas.

rio

Claro que eu também não vou deixar para última hora, primeiramente, porque sou extremamente ansiosa, depois, porque comprar em cima da hora é ainda pior que comprar tão cedo. Não existe promoção de última hora no Brasil e pode preparar os bolsos se precisar comprar uma passagem com urgência. Caro demais!

A dica é:

  • Baixa temporada: compre entre 25 e 40 dias antes do voo.
  • Alta temporada: compre entre 60 e 90 dias antes do voo.
  • Viagens internacionais: vale comprar com o dobro de antecedência, varia de 30 a 120 dias.

47-Passagens-Aereas-promocionaisComo saber se é baixa ou alta temporada? Bem, vale a regra de período de férias escolares, datas comemorativas e feriados em geral para a alta temporada. Mas você sempre pode dar aquela pesquisada no Google, tá!? Aproveita para olhar o clima antes de escolher o período da sua viagem!

No mais, já coloquei meus alertas no aplicativo de busca de voos (uso o Decolar) e dou sempre uma olhada no Melhores Destinos.

Aceito suas sugestões para garantir passagens mais baratas nas minhas próximas férias!

Joga na rede!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone

2 Comments

  1. Ana Claudia Machado

    20 de junho de 2016 at 21:26

    Aqui em casa nós levamos muito a sério nossas férias! Temos uma lista de lugares desejo e assim que retornamos das férias, uma vez pago o cartão, começamos a alimentar o fundo de férias(cerca de meio salário minimo para cada pessoa). E seguimos o ano acompanhando as promoções de passagens… Este ano, compramos em abril as passagens para novembro pagando cerca de 30% a menos do que pagamos no ano passado e 50% a menos do que paguei em 2013!:D
    Decidido o destino, 3 meses antes fechamos as hospedagens, obviamente parceladinhas, e costumamos viajar com tudo pago e o fundo de férias alimentado o ano inteiro!

    • Oi, Ana Claudia!

      Já vi que vocês estão em uma rotina bem mais profissional de planejamento de férias do que a minha! Tenho tentado fazer, como você, um fundo de férias, para que eu possa aproveitar ao máximo a viagem sem ficar no vermelho depois. Mas o mais interessante que achei no seu depoimento foi a compra das suas passagens, com uma antecedência enorme!! Foi alguma promoção? Como você conseguiu essa economia toda?! Quero o segredo 🙂

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*