O poder da escolha: Mudar e ter sucesso depende apenas de você. Esse é o título do primeiro capítulo do livro A Tríade do Tempo, publicado em 2008 pela editora Sextante. O livro foi escrito por Christian Barbosa, considerado o maior especialista em gestão do tempo no Brasil, e, logo no primeiro tópico, cumpre o papel de nos responsabilizar pela nossa própria vida, ações e resultados.

Responsabilidade

Não vou me prolongar muito sobre detalhes do livro, mas ressalto esse tópico pra compartilhar com vocês a lição mais valiosa que aprendi sobre o tema: Quem manda no MEU tempo sou EU!

Você pode estar pensando que isso é óbvio, mas a verdade é que permitimos constantemente que outras pessoas mandem no nosso tempo, a mãe, o marido, os filhos, o chefe, o colega, o amigo… Sabe o que mais? A gente também está sempre tentando mandar no tempo do outro.

Temos uma natureza essencialmente individualista, que nos faz esquecer de considerar a perspectiva do outro. É algo bem natural, como passar em frente à sala de um colega do trabalho, entrar, sentar e bater um papo descontraído. Estamos livres, talvez no horário do intervalo, e ter um conversa com alguém parece inofensivo e agradável para os dois lados, não é verdade?

– Não, não é!

Not my fucking tempo

O colega em questão está cheio de demandas atrasadas, preparando um relatório complicado para uma reunião que já deveria ter começado. Mas, se ele está tão ocupado, por que participou da conversa? E aí eu volto a afirmar que esquecemos com frequência que nosso tempo nos pertence, por isso, achamos que privar os outros desses momentos pode ser uma grosseria, uma falta de educação.

Faça tudo de propósito – Planeje o seu tempo

Não é de propósito que perdemos o nosso tempo para o outro, assim como não é de propósito que roubamos o tempo alheio, mas precisamos entender que esse é o problema. Quando estamos falando do tempo, deveríamos fazer tudo de propósito! Diga ao colega que está ocupado e combine um encontro para uma conversa mais tarde. Pergunte às pessoas se elas estão disponíveis para você. Controle seu tempo, permita que os outros façam o mesmo e não esqueça de fazer isso propositalmente, como se você tivesse planejado tudo. Opa! E é isso mesmo que você deveria fazer!

tempo

Joga na rede!Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someone